Quem educa quem?

capa cima

QUEM EDUCA QUEM?

O saber transpondo barreiras e transformando realidades

O Projeto Manuelzão e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais convidam você para o encontro ” Quem educa quem: o saber transpondo barreiras e transformando realidades”. O objetivo é provocar reflexões sobre liderança, ensino transdisciplinar, comprometimento e território.

Palestrantes convidados:

tania

“A importância da educação e do protagonismo local na sociedade do conhecimento”

Tania Farias Zapata é socióloga e educadora, especialista em Desenvolvimento Econômico Regional pelo Instituto de Pesquisas e Formação para o Desenvolvimento/Paris. É atualmente consultura do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) na área de formação de multiplicadores em desenvolvimento local para a América Latina e do IADH (Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano)  nas áreas de desenvolvimento territorial sustentável, arranjos produtivos locais , planejamento estratégico e desenvolvimento humano. É especialista em planejamento e gestão estratégica das organizações, bem como facilitadora de processos de mudança, além de ser referência na formação de gestores e líderes.

apolo

“Água é conhecimento que flui

Apolo Heringer Lisboa – Graduado em Medicina Humana, em 1967, pela UFMG, possui Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), na área de Epidemiologia. Doutor em Educação pela FAE/UFMG, área de Conhecimento e Inclusão Social. Idealizador e fundador do Projeto Manuelzão, que mobiliza a sociedade para a recuperação hidro-ambiental do Rio das Velhas (MG) com o objetivo geral de transformar a mentalidade cultural na população desta bacia hidrográfica. É professor no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, como preceptor do Internato em Saúde Coletiva (antigo Internato Rural). Ambientalista, mobilizador e formulador político, escritor, com livros e artigos de divulgação ampla na área literária, médica e política.

paulo

Paulo Storani é mestre em antropologia social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem pós-graduações em administração pública e em gestão de recursos humanos – ambas pela FGV-RJ. O educador físico coordenou o 9º Curso de Operações Especiais do BOPE, onde ocupou o cargo de subcomandante, retratado no filme “Tropa de Elite”. É professor da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Também leciona sobre liderança e processo decisório na Academia da Polícia Militar e Escola Superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. É referência em negociação de conflitos e formação de líderes.

vitorfoto

“Vivências: conquistando para educar”

Emanuel Vitor Júnior é graduado em Ciências Biológicas e pós-graduado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG), além de ser pós-graduado em Educador Comunitário pela PUC-Minas. Foi professor comunitário na Rede Municipal e autor de significativos projetos como Projeto Córrego, Projeto da Serra ao Mar, Projeto Portfólio, Projeto Encontro e Ofícios. Hoje atua como professor efetivo da Rede Estadual e Municipal de Belo Horizonte e é gestor da Escola Municipal Jonas Barcellos Corrêa.

As inscrições são gratuitas e limitadas. O evento será transmitido online através do site: http://www.ufmg.br

Participe!

capa baixo

logo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s