Práticas Pedagógicas

Gestão do espaço escolar: como tornar os ambientes escolares mais sustentáveis e adotar estes elementos nas práticas pedagógicas

 Desde que foram criados em 1998, pelo Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN determinam que a aprendizagem de valores e atitudes devem ser mais explorados dentro da escola. Alem disto é necessário o conhecimento dos problemas ambientais e suas implicações, como forma de conscientizar e despertar nos indivíduos sentimentos que objetivem a preservação.

A Educação Ambiental possui papel central neste contexto, pois possibilita a conscientização e mudança de hábitos e costumes dos seres frente ao seu cotidiano.

Pensando nisto o Manuelzão vai a escola disponibiliza uma série de textos que possibilita instrumentalizar ações e práticas pedagógicas. Trata-se de elementos a serem adotados no ambiente ou entorno da escola e que alem de se tornarem “”laboratórios vivos”” demonstrando na práticas os conceitos estudados também tornam os espaços mais sustentáveis.

 

Minhocário

O uso de um minhocário nas práticas pedagógicas permite aproximar teoria e prática através do uso de sistemas vivos em sala de aula. O sistema permite observar a minhoca em uma ambiente natural e sua importância para a manutenção da vida e da qualidade do solo, através da fertilização e aeração realizada.  O minhocário ainda permite atividades de diversos temas como decomposição, comportamento dos invertebrados, solos, germinação das sementes cadeia alimentar, dentre outros temas.

Dependendo do porte adotado é possível realizar uma gestão de parte dos resíduos biodegradáveis, produzidos na escola.

Abaixo é possível conferir mais informações sobre montagem e uso.

http://www.icb.ufmg.br/grad/labensino/PAE%20do%20site/Zoologia/03%20-%20Minhocario.pdf

Planos de aula

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/minhocario-escola-meio-ambiente-educacao-ambiental-541480.shtml

 

Horta

A execução e na manutenção das hortas escolares, levando até elas informações sobre importância da educação ambiental através de atividades desenvolvidas na horta escolar. As atividades contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental e do ensino médio quanto à percepção que eles possuem da natureza. A formação da consciência de respeito e cuidado; da necessidade da conservar o meio ambiente integração dos alunos com a problemática ambiental vivenciada a partir douniverso da horta escolar.

Numa horta escolar há possibilidade de se trabalhar diversas atividades, dentre as quais, os conceitos, princípios, o histórico da agricultura, a importância da educação ambiental, a importância das hortaliças para a saúde horticultura orgânica, compostagem, formas de produção dos alimentos, o solo como fonte de vida, as relações entre o campo e cidade, entre outros.

Além das aulas práticas onde se trabalham as formas de plantio, o cultivo e o cuidado com as hortaliças é possível tornar o espaço escolar produtivo e sustentável.

 Plano de aula:

 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/criancas-horta-486078.shtml

 http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/estudo-evolucao-plantas-584450.shtml

 Para saber mais:

 http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/espaco-brincar-aprender-426897.shtml

 http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/areas/externa.swf

   

 

Em construção!

2 pensamentos sobre “Práticas Pedagógicas

  1. Bastante interessante a construção de um minhocário e o ensinamento de execução e manutenção de hortas escolares. Já tentei, e tentarei novamente, montar um formigário em minha casa, pois realmente me interesso muito pela vida das formigas. Acho fascinante estudar os animais, de pequeno, médio ou grande porte, trabalhar com a natureza dos animais, estudar anatomia e coisas afins dessa natureza. Acho que desvendar a natureza dos animais é um estudo realmente bastante interessante. Sou professor e tradutor de textos, já traduzi alguns artigos sobre zoologia, etc, mesmo não sendo diretamente de biológicas. No entanto, como educador, aprecio todos os estudos sendo eles programas de graduação (bacharelado e licenciatura), pós-graduação, etc. E mais, acho fundamental que o conhecimento e educação sejam valorizados pela sociedade.

  2. Bastante interessante a construção de um minhocário e o ensinamento de execução e manutenção de hortas escolares. Já tentei, e tentarei novamente, montar um formigário em minha casa, pois realmente me interesso muito pela vida das formigas. Acho fascinante estudar os animais, de pequeno, médio ou grande porte, trabalhar com a natureza dos animais, estudar anatomia e coisas afins dessa natureza. Acho que desvendar a natureza dos animais é um estudo realmente bastante interessante. Sou professor e tradutor de textos, já traduzi alguns artigos sobre zoologia, etc, mesmo não sendo diretamente de biológicas. No entanto, como educador, aprecio todos os estudos sendo eles programas de graduação (bacharelado e licenciatura), pós-graduação, etc. E mais, acho fundamental que o conhecimento e educação sejam valorizados pela sociedade. Sucesso para vocês e para o blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s