Moradores fazem a adoção de rios

Olá pessoal, tudo bem?

Quem acordou na esperança de que chova hoje em Belo Horizonte?

Hoje trazemos uma reportagem publicada no dia 21 de março deste ano pelo site do jornal O Tempo, falando das incríveis pessoas que “adotam” rios.

Vamos conhecer um pouco desse trabalho?

No Ribeirão Onça

Uma dessas figuras, que tem como mote “deixem o onça beber água”, Itamar Paula Santos, 58, tanto acreditou que está prestes a conquistar uma vitória para a população que vive às margens do ribeirão do Onça. Ele, junto com os companheiros do Conselho Comunitário Unidos Pelo Ribeiro de Abreu (Comupra), conseguiu aprovar o projeto de um parque para o rio.

“Em pouco mais de 40 anos, matamos o Onça. Nós mesmos. Aprendi a nadar e a pescar nesse rio. Sempre digo que o rio não é o problema e sim a forma como tratamos ele. E acredito em uma mudança social e ambiental por meio da recuperação dessas águas”, conta. Para ele, a criação de um parque e a revitalização do rio e de seu entorno pode mudar a vida de quem mora por ali.

No Navio Baleia

Moradores do bairro Pompeia, na região Leste de Belo Horizonte, também conseguiram obras de saneamento básico e a retirada de uma série de esgotos clandestinos no córrego Navio Baleia. As obras foram feitas em 2010 e agora eles lutam para que o trecho final do rio também seja contemplado.

“Queremos saneamento básico e que o esgoto pare de cair nessa água. As ligações que já foram feitas, mostram que a melhora é significativa. Com o fim dessas obras, acredito que o nosso rio pode ser recuperado”, afirma Mércia Inês Pereira do nascimento, 54, que é uma das cuidadoras do córrego.

No Vale do Jatobá

A aposentada Ivana Eva Novais de Souza, 76, faz uma série de trabalhos de conscientização junto à comunidade. A intenção, além de evitar que lixo seja despejado na água, é preservar uma das nascentes do Arrudas, que fica nas imediações.

Confira a reportagem na íntegra e saiba mais como ajudar o rio que passa aí pertinho de você!

Acesse: Moradores fazem a adoção de rios

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s