Horta Vertical

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Após um longo período de ausência, o Manuelzão vai à escola volta à ativa! Para a primeira postagem dessa retomada, apresentamos a vocês a horta elaborada em parceria com a Escola Municipal Hélio Pellegrino e os alunos do professor Glaucio.

1

A ideia era aproveitar os pequenos espaços no pátio e ainda montar uma horta medicinal vertical em uma das paredes.
O que vocês sabem sobre plantas medicinais?
“As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes e para a defesa contra o ataque de predadores, tais como insetos, fungos, herbívoros e mamíferos.
O uso de plantas como medicamentos antecede a história humana escrita. Muitas das ervas e temperos usados por seres humanos na comida também produzem compostos medicinais úteis. O uso de ervas e especiarias na culinária desenvolveu-se em parte como uma resposta à ameaça de agentes patógenos de origem alimentar. Estudos mostram que em climas tropicais, onde os patógenos são mais abundantes, as receitas são mais condimentadas com especiarias que apresentam poder antimicrobiano.. Em todas as culturas, os vegetais são menos temperados do que as carnes, presumivelmente porque os vegetais são mais resistentes à deterioração. As angiospermas, plantas dotadas de flores e frutos, são a fonte original da maioria das plantas medicinais. Muitas das ervas daninhas comuns que povoam os assentamentos humanos, como a urtiga, o dente-de-leão e a morugem têm propriedades medicinais.”
Fonte

Pois bem, a escola pediu e nós fomos ajudar! A equipe de estagiários responsáveis fez duas apresentações prévias, explicando os usos das plantas medicinais, além de acompanhar os estudantes nas suas pesquisas.
Para a horta vertical, foram usadas garrafas pet, seguindo esse procedimento aqui: Como Fazer Uma horta vertical orgânica com garrafas pet – Reciclagem

2

3

No dia marcado, chegamos à escola e todos os materiais para a atividade estavam lá: terra e pets preparadas; terra adubada; pás e acessórios para trabalhar a terra, além de 10 mudinhas de manjericão, hortelã, orégano, alecrim e bálsamo.
A terra estava bastante seca, com algum entulho, papeis e plásticos. Após a limpeza, fizemos a preparação do terreno: mistura da terra adubada com a do terreno e abertura das covas e rega. Os estagiários do projeto Manuelzão conversaram sobre o que foi feito no terreno e os alunos participaram dando opiniões e expressando dúvidas.
Finalmente, era hora de realmente colocar as mãos na terra e transplantar as mudas para as garrafas da horta vertical e para o chão. As mudas não foram suficientes, mas a escola informou que na próxima semana novas plantas chegarão.
Os alunos da turma selecionada ficaram responsáveis por molhar as plantas todos os dias no horário do recreio. Caberá a eles também, conferir o estado das plantas e cuidar para que elas se desenvolvam. A participação foi ótima! Todos tiveram oportunidade de se aproximar e realmente aprender como plantar e os cuidados que devem ser tomados nesse processo.

4

5

Já construiu uma horta? Mostra para gente!
E aí? O que acha de levar essa iniciativa para a sua escola ou para a sua casa?

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato conosco?
Email: manuelzaovaiaescola@gmail.com
(31) 3409-9692

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s