História das coisas-dica de trabalho pedagógico

As organizações e corporações, criadas em meados do século 20, modificaram as relações de consumo e produção no planeta. Estas empresas passam a desempenhar importante papel na sociedade ao oferecer serviços e produtos para facilitar a vida dos cidadãos. A partir da exploração de recursos naturais e desenvolvimento de novos processos, a sociedade passou a experimentar um novo ritmo de consumo e de vida, isto estimulou ainda mais a demanda por novas matérias primas e o estabelecimento de novas organizações. Porém, neste processo algumas pessoas foram marginalizadas e o desenvolvimento passou longe de certas comunidades.

As mudanças sociais e econômicas que ocorreram na sociedade brasileira nos últimos anos, exigem dos gestores constante adaptação das organizações contemporâneas. Novas agendas e compromissos sociais estão sendo estabelecidas.

O curso busca orientar o desenvolvimento de práticas sociais para o setor privado que exprimem noções de cidadania corporativa e de responsabilidade social da empresa. Além disto, tal curso destina-se a mudança da mentalidade, melhoria da qualidade de vida e melhoria do trabalho dos colaboradores, e busca continua pela eficiência caracterizada principalmente pelo fim do desperdício de recursos materiais, imateriais e financeiros, objetivando consequente lucro.

Abertura

Exibição do documentário “A história das coisas” com o objetivo de provocar, sensibilizar e comover o público presente da importância da mudança do atual padrão de produção e consumo mundial.

O pequeno vídeo trata de temas desde a extração e produção, até a venda, consumo e descarte, de todos os produtos que consumimos no nosso cotidiano e como este ciclo afeta as comunidades em diversos países, inclusive o nosso.

“A História das Coisas” é um documentário de cerca de 20 minutos que explica de forma interativa e conclusiva as dinâmicas do atual mundo corporativo fazendo conexões com os diversos problemas ambientais e sociais. O vídeo proporciona uma reflexão sobre a urgência de atingirmos uma sociedade mais sustentável e limpa. Outro ponto importante de reflexão é o papel do gestor frente à sociedade. Através de decisões de poucas pessoas, formas de exploração e uso de materiais químicos nocivos a saúde são implantados no dia a dia das pessoas. É importante que todos tenham esta consciência ao tomar uma decisão, atitudes mal planejadas podem prejudicar milhares de pessoas. O vídeo além de informativo é explicativo, assim após sua exibição existira um espaço para debate entre os presentes, mediado por um economista.

Tittle original: The Story of Stuff, de Annie Leonard: http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs

Proposta Pedagógica:

Debate: A convivência da economia, ecologia e cultura,

Oficina de autocrítica: Reconhecer os desafios para entender as possibilidades, atividade que busca uma reflexão crítica dos problemas socioambientais existentes na organização. Para isso os gestores preencherão um questionário que pretende explicitar a existência de alguns problemas, que muitas vezes passam despercebidos.

Ciclo de Aulas temáticas:

Aulas expositivas que sistematizem produção, industrialização e suas implicações para o meio ambiente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s