PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL ESCOLAR (PGAE)

A lei Federal 9795 de 27 de abril de 1999, que tornou obrigatória a educação ambiental no ensino fundamental, definiu os princípios básicos que deverão nortear o processo pedagógico, que são: o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo, a abordagem articulada das questões ambientais, o pluralismo de idéias, a permanente avaliação crítica do processo, a vinculação entre ética, educação, trabalho e práticas sociais.

A superação do modelo tradicional de ensino-aprendizagem por uma modalidade de caráter ativo de construção de conhecimentos foi definida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que definem o meio ambiente como um tema transversal. Desde o ano 2000, a parceria Projeto Manuelzão/UFMG-SEE/MG tem procurado consolidar uma proposta de educação ambiental comprometida com os princípios definidos pela lei 9795 e pelos PCNs.

Pensando dessa forma, o Projeto Manuelzão tem-se voltado para o desenvolvimento da educação ambiental comprometida com a discussão dos problemas atuais, vinculados à relação homem/natureza e expressos na perda de valores essenciais relacionados à vida; no descaso para com o ambiente natural e/ou construído; na poluição das águas e do solo, dentre outros. Tendo a bacia do Rio das Velhas como território de ação, o Projeto Manuelzão vem incentivando o trabalho interdisciplinar, de forma a integrar os profissionais de diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento de projetos transversais relacionados à questão ambiental.

Para que possamos provocar uma mudança de mentalidade que se incorpore aos hábitos e atitudes das pessoas, é necessário difundir novos conceitos de cidadania. Nesse sentido, é preciso resgatar o sentimento de pertencimento do homem ao ambiente natural, para que as pessoas repensem a vinculação e grau de dependência dessa relação no que se refere à própria sobrevivência humana, a fim de que possamos ter cidadãos capazes de desempenhar um papel ativo e consciente como agentes de transformação do ambiente.

 O Projeto Manuelzão tem por objetivo estabelecer uma prática pedagógica, através do compromisso da escola com a solução de problemas concretos nas áreas de saúde, cidadania e desenvolvimento sustentável, tendo os cursos d’água como eixo de mobilização para a solução dos problemas ambientais e a volta dos peixes como indicador de qualidade das águas e do nosso trabalho.

Para mobilizar as escolas e sistematizar as ações a serem desenvolvidas, estamos apresentando o Programa de Gestão Ambiental Escolar (PGAE). O desenvolvimento desse programa permitirá integrar todas as escolas públicas numa rede de educação e gestão ambiental, comprometida com a recuperação da do Rio das Velhas, em sua passagem pela região metropolitana de Belo Horizonte.

 O Programa de Gestão Ambiental Escolar (PGAE), você encontra na integra,no link a seguir: http://150.164.90.128/assets/files/Biblioteca_Virtual/PGAE.pdf

Anúncios

Um pensamento sobre “PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL ESCOLAR (PGAE)

  1. Pingback: Programa De Gestao Ambiental | Actual Percentil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s