A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas está localizada dentro do estado de Minas Gerais, em sua região central, ocupando um área de drenagem de 29.173km2 (FEAM, 1998).

Com 801 km, o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da Bacia do São Francisco. Nasce no município de Ouro Preto, dentro do recém criado Parque Municipal das Andorinhas, e deságua no Velho Chico no distrito de Barra do Guaicuy, município de Várzea da Palma.

A população da Bacia do Velhas, estimada em 4.406.190 milhões de habitantes (IBGE, 2000), está distribuída nos 51 municípios cortados pelo rio e seus afluentes.

A região metropolitana de Belo Horizonte ocupa apenas 10% da área territorial da bacia, mas possui mais de 70% de toda a sua população. Concentra atividades industriais e tem processo de urbanização avançado, sendo por isso a área que mais contribui com a degradação das águas do Rio das Velhas.

A bacia do Rio das Velhas é subdividida em Alto, Médio e Baixo Rio das Velhas. Veja imagem ao lado e a descrição a seguir (COSTA, 2008)

A) Alto rio das Velhas: compreende toda a região denominada Quadrilátero Ferrífero, tendo o Município de Ouro Preto como o limite ao sul e os municípios de Belo Horizonte, Contagem e Sabará como limite ao norte. Uma porção do município de Caeté faz parte do alto rio das Velhas, tendo a Serra da Piedade como limite leste.

b) Médio rio das Velhas: ao norte traça-se a linha de limite desse trecho da bacia coincidindo com o rio Paraúna, o principal afluente do rio das Velhas. No lado esquerdo, atravessa o município de Curvelo e, em outro trecho, coincide com os limites do município de Corinto.

c) Baixo rio das Velhas: compreende, ao sul, a linha divisória entre os municípios de Curvelo, Corinto, Monjolos, Gouveia e Presidente Kubitscheck e, ao norte, os municípios de Buenópolis, Joaquim Felício, Várzea da Palma e Pirapora

Os Municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas são:

– Araçaí
– Augusto de Lima
– Baldim
– Belo Horizonte
– Buenópolis
– Caeté
– Capim Branco
– Conceição do Mato Dentro
– Confins
– Congonhas do Norte
– Contagem
– Cordisburgo
– Corinto
– Curvelo
– Datas
– Diamantina
– Esmeraldas
– Funilândia
– Gouveia
– Inimutaba
– Itabirito
– Jaboticatubas
– Jequitibá
– Joaquim Felício
– Lagoa Santa
– Lassance
– Matozinhos
– Monjolos
– Morro da Garça
– Nova Lima
– Nova União
– Ouro Preto
– Paraopeba
– Pedro Leopoldo
– Pirapora
– Presidente Juscelino
– Presidente Kubitschek
– Prudente de Morais
– Raposos
– Ribeirão das Neves
– Rio Acima
– Sabará
– Santa Luzia
– Santana de Pirapama
– Santana do Riacho
– Santo Hipólito
– São José da Lapa
– Sete Lagoas
– Taquaraçu de Minas
– Várzea da Palma
– Vespasiano

 


Fonte: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas – CBH Rio das Velhas

Disponível em : http://www.cbhvelhas.org.br/index.php/more-about-joomla/a-bacia


Anúncios

Um pensamento sobre “A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

  1. SOU DE CORINTO MG ,CIDADE QUE FAZ PARTE DA BACIA DO RIO DAS VELHAS. INCLUSIVE O MANUELZÃO SEMPRE DESLOCAVA A CIDADE DE CORINTO PARA FAZER COMPRAS E RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ,POIS ANDREQUICÉ LUGAR ONDE ELE MORAVA NÃO TINHA MUITOS RECURSOS.ALGUNS DOS MEUS AMIGOS QUE ERAM ENGRAXATE ,CHEGARAM A ILUSTRAR AS BOTAS DE VAQUEIRO DESSA ILUSTRE PESSOA. O QUE ME DEIXA MUITO TRISTE É QUE ESTE PROJETO MANUELZÃO E OUTRAS INSTITUIÇÕES ,NÃO ESTÃO SENDO EFICAZES ,DEVIDO AO ESTADO QUE O RIO SE ENCONTRA.NA ATUALIDADE NÃO MORO EM CORINTO ,PORÉM SEMPRE QUE VOU A ESSA CIDADE ,ME DESLOCO PARA OS LUGAREJOS ONDE O RIO PASSA E FICO ”CONTEMPLANDO” O RIO QUE OUTRORA ,NÃO EXISTIA TANTA POLUIÇÃO, E BAIXO VOLUME DAS ÁGUAS. TENHO CONSCIÊNCIA QUE É DE RESPONSABILIDADE DE TODOS A REVITALIZAÇÃO DESTE RIO.POR OUTRO LADO TAMBÉM SEI QUE SÃO GASTOS MILHÕES COM INSTITUIÇÕES PARA QUE ISSO ACONTEÇA E SINCERAMENTE NÃO TENHO VISTO ISSO NA PRÁTICA. CONHEÇO BOA PARTE DOS AFLUENTES DESSE RIO NESSA REGIÃO ,ONDE A MAIORIA DESTES TEM UMA BOA VAZÃO DE ÁGUA E COM POUCO ESGOTO EXISTEM ALGUNS QUE SUPONHO NÃO TEM NADA DE ESGOTO, SÃO OS AFLUENTES DESTE RIO QUE ME LEMBRO NESSA REGIÃO :, GAIEIRO, BICUDO, CURUMATAÍ, LAVADO, PARDO E PARDINHO. ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA ,POIS SINTO UM MAL CHEIRO ,PRINCIPALMENTE QUANDO VOU AS MARGENS DESTE VALENTE RIO ,NA REGIÃO DE LASSANCE. SEI QUE A LUTA É ÁRDUA ,PORÉM SEI TAMBÉM, QUE COMO RECITEI QUE SÃO GASTOS MILHÕES DE DINHEIRO PÚBLICO PARA A REVITALIZAÇÃO ,DESTE RIO, E INFELIZMENTE NA PRÁTICA ,NÃO TEM SIDO EFICAZ. ESPERO UM DIA QUE OS ÓRGÃOS COMPETENTES TOME PROVIDÊNCIAS QUE POSSAM ATENDER DE FORMA EFETIVA AS NECESSIDADES URGENTES QUE ESTE BRAVO RIO ”GRITA”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s