A ÁGUA COMO MATRIZ PEDAGÓGICA NA SUA ESCOLA

 

Continuando a série de textos, disponibilizamos a terceira parte. Boa leitura!

2) Resíduos sólidos urbanos e poluição

A poluição causada pela disposição dos resíduos sólidos em lugares inadequados, sem nenhum critério técnico, como os lixões a céu aberto, são agravados por problemas sociais.  A presença de catadores nessa área, contraindo toda a sorte de doenças, traz mais gastos à Saúde Pública, o que nos revela o atual modelo de desenvolvimento, que esgota as fontes naturais e são insustentáveis a médio e longo prazo.

A situação da disposição final do lixo vai se tornando cada vez mais crítica pela  finitude dos aterros, o que gera uma busca constante por novos espaços físicos cada vez mais longe dos centros urbanos, e por conseqüência traz também todos os problemas afeitos ao transporte automotivo.

Existem dois tipos, aceitos pela legislação, para a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos:

·        Aterro sanitário – se faz em camadas cobertas com solo, drenagem e tratamento do chorume e a queima do biogás, numa área previamente selecionada, através da análise de características do solo, profundidade do lençol freático e localização do espaço.

·        Aterro controlado – processo de aterramento dos resíduos, sem promover, entretanto, o tratamento do chorume e a queima do biogás.

Os lixões a céu aberto ainda assim são bastante utilizados por muitos municípios, promovendo uma descarga de material no solo sem nenhum critério técnico. E o que é pior, esses resíduos são jogados em áreas desmatadas, córregos ou nascentes, poluindo não só o entorno, mas o lençol freático da região.

Os projetos de EA devem enfatizar a redução do consumo, o que implica numa mudança cultural, incorporada nas nossas atitudes cotidianas, gerando a necessidade do cuidado, em sua relação com o outro e com a natureza.

 – Resíduos – plano de aula

 – Lixo – Plano de aula

 – Lixo e Consumo – Texto

 – Lixo Tecnológico – Texto

Reciclagem de celulares – dados

O lixo e o homem – Plano de aula

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s