Ações de educação ambiental: Bosque da Paz

O Bosque da Paz é mais uma ação importante do Projeto Anne Frank Viva, que começou a ser desenvolvido no ano de 2009, na Escola Municipal Anne Frank, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A proposta foi uma idéia do Sr. Marx Golgher, doador do lote onde a escola foi construída, e um dos nossos maiores apoiadores. Considerando a questão sócio-ambiental, tão relevantemente discutida e trabalhada pela Escola Anne Frank, o Bosque da Paz tem como objetivo despertar a atenção e provocar uma tomada de consciência de seus alunos e da comunidade onde a escola está inserida, semeando, disseminando e inspirando uma cultura de paz. No dia 16 de junho de 2010, durante o V seminário Socioambiental foram plantadas três primeiras mudas de árvores:

A primeira árvore plantada foi a de Anne Frank, a “anfitriã” do Bosque da Paz. Para representá-la foi escolhida uma muda de ipê, de flores brancas, para simbolizar a paz. A árvore foi plantada pela gerente do Posto de Saúde Confisco Celi Costa e a Coordenadora do CRAS, Ana Cristina Mendes. Elas foram auxiliadas pela Senhora Vanice, que emocionou-se com a iniciativa.

As duas outras personalidades homenageadas foram Nelson Mandela ( árvore de urucum) e Martin Luter King( árvore de pau – forte). A árvore de Mandela foi plantada pela líder comunitária Maria das Graças Pereira. Graça convidou a todos a se unirem pela paz.
A terceira árvore foi plantada pela diretora Sandra Regina de Mello Silva e pelo os alunos da Escola.
A cerimônia de plantio começou na parte da manhã quando os professores saíram em cortejo com seus alunos, em direção a Nascente do Confisco. Foram acompanhados também pelos ambientalistas Luna de Matos e Artur Celso , grandes parceiros da Escola Anne Frank na questão ambiental.
Na metade do percurso o cortejo os funcionários do CRAS Confisco, do Centro de Saúde do Bairro Confisco , do grupo da 3ª idade do Confisco e pessoas da comunidade, juntaram-se ao cortejo.
Já na nascente o Grupo da 3ª idade apresentou o poema de Vicente de Carvalho, que uma das componentes musicou; as crianças cantaram músicas relacionadas a Lagoa da Pampulha, a paz, a boa convivência e ao respeito pela diversidade.
Foi um momento ímpar e vai ficar na memória de todos .
Anúncios

Um pensamento sobre “Ações de educação ambiental: Bosque da Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s