E.M. Monteiro Lobato: O reconhecimento das ações pelo meio ambiente.

Monteiro Lobato30001

A Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Santa Inês, região leste de Belo Horizonte vem desenvolvendo há 1 ano um trabalho de cuidado com hortas.

O projeto “De bem com a natureza” por diversas vezes recebeu reconhecimento não só dos próprios alunos e da comunidade, bem como de outros segmentos da sociedade, como em 2008, quando a escola foi premiada com o 2º lugar no concurso Premiando a Educação do Projeto Manuelzão na categoria escola gestora ambiental com esse projeto.

Desta vez as atividades do projeto, que é coordenado pela profa. Cássia Maria Moraes da Silva, foram publicadas no Jornal Hoje em dia no mês de Setembro desse ano.

A reportagem demonstra como a escola através do projeto tem desenvolvido em seus alunos hábitos saudáveis com relação à alimentação e o cuidado com o meio ambiente.

“Aprendi a comer taioba. Achei super legal experimentar uma verdura que eu mesmo plantei, molhei e colhi. Hoje peço a minha mãe para não se esquecer de comprar frutas e folhas no sacolão. Nos fins de semana ela me deixa chupar balas e chicletes e comer chipes, mas já sei que não posso abusar”, diz o aluno Raul Cunha Silva de 8 anos que participa das atividades com a horta.

O projeto surgiu nas aulas de educação ambiental. A professora plantou sozinha o primeiro canteiro com mudas doadas pelos pais e pela comunidade.

Hoje com a ajuda dos alunos a horta expandiu e ate ajuda a reforçar a merenda da escola. Os alunos também levam o alimento para casa, o que segundo a professora Cássia colabora para que eles entendam a importância de cada alimento plantado.

A professora ainda completa na entrevista dada ao jornal: “Aqui não tem mão de adultos, apenas das crianças. Eles aprendem o nome e a importância de cada uma das verduras e legumes. Aos poucos, eles passam a ver as plantas com outros olhos e logo começam a levar o que colhem para casa. São pequenas atitudes, que ajudam a mudar antigos hábitos”.

Parabéns a E.M. Monteiro Lobato!!

(Fonte: Jornal Hoje em dia, Setembro de 2009.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s