Projeto Levantamento e Separação do Lixo para Reciclagem – Escola Municipal Virgílio de Melo Franco

reciclagemA Escola Municipal Virgílio de Melo Franco em Belo Horizonte também está participando da Monitoria de Projetos do Manuelzão.

Eles estão desenvolvendo ações voltadas para a reciclagem do papel coletado em sala de aula visando à diminuição do volume de lixo, trazendo de volta ao ciclo produtivo materiais descartados empregando-os na fabricação de novos objetos.

A escola através desse projeto procura conscientizar a comunidade escolar, despertando nos alunos uma consciência crítica a respeito do lixo e dos impactos ambientais e sócio-econômicos gerados por ele.

Para a realização do projeto recolheu-se o lixo de dez salas de aula durante dez dias. O lixo foi separado em lixo comum e papel reciclável e pesado todos os dias. Os estudantes, após o término das aulas, recolhiam e pesavam os materiais que eram acondicionados em uma sala destinada para este fim.

Durante a realização, pesquisaram-se as diversas formas de reciclagem do papel. Foi escolhida a técnica do papier collé, (também conhecida como papietagem ou papelagem) e também o reaproveitamento de papéis com a confecção de blocos para recados.

Durante a coleta e pesagem do papel a ser reutilizado e reciclado, obtiveram-se os seguintes resultados:

  • O peso total do material a ser reciclado foi de 40,650 kg, sendo que o peso diário variou entre 3,740 kg e 4,485 kg.
  • Durante o período de pesagem, as turmas produziram entre 3,537 kg e 4,290 kg durante o intervalo dos dez dias de análise.
  • Tendo em vista o peso total do papel coletado, em um ano letivo a escola recolheria, estatisticamente, a quantidade média de 813 kg que poderia ser reciclada ou reaproveitada.

Após a pesagem do papel a ser reutilizado, procedeu-se à separação do material a ser utilizado com a técnica da papelagem e o papel que seria destinado à confecção dos blocos de recado. Desse material total recolhido, separou-se a quantidade de 7,750 kg para a confecção de blocos de recados e o restante, ou seja, 32,900 kg estão sendo utilizados na técnica do “papier collé”. Com essa técnica, estão sendo confeccionados enfeites para a festa comemorativa dos 60 anos da Escola.

Parabéns à Escola Virgílio de Melo Franco e aos seus professores pelo excelente trabalho desenvolvido! São ações que fazem a diferença!

Coordenação do Projeto: Profa. Cleomar Silva.

Alunos: Everton Cordeiro, Isabela Cristina Elias Teixeira, Rebeca Celsa Costa Branco dos Passos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s