Escola Municipal Santo Antônio – Projeto “Oficina da Terra”

Santo Antonio 2Santo Antonio 4A Escola Municipal Santo Antônio está localizada em Belo Horizonte e pertence à sub-bacia do córrego do Leitão, afluente do ribeirão Arrudas. Nessa escola foi elaborado o projeto “Oficina da Terra”, que compreende o ávido desejo de trabalhar, em um cenário urbano, fundamentos e princípios como o respeito incondicional à natureza e a consideração do solo como um organismo vivo.

A escola recebe alunos com necessidades educativas especiais e alunos com deficiência e/ou doença mental. O projeto promove na escola atividades que permitem o desenvolvimento do aluno, potencializando a autonomia de cada um e favorecendo a construção de atitudes conscientes em relação ao ambiente em que vivem.

O projeto permitiu a inclusão de todos os alunos. Mesmo com algumas limitações, todos participam das atividades. É possível destacar, por exemplo, o plantio de mudas, que se caracteriza como uma atividade de simples manejo e de uso de ferramentas mais simples, permitindo a participação intensa dos alunos.

O projeto foi realizado a partir de três grandes frentes de trabalho: manutenção da horta escolar, produção de mudas e produção de compostos orgânicos.

A horta escolar e o plantio de mudas envolvem a comunidade. A horta conta com o apoio da comunidade e esta se beneficia das mudas plantadas recebendo-as e tendo como dever plantá-las com o cuidado necessário. A produção dos compostos orgânicos conta não só com o apoio dos alunos, mas também de toda a escola, onde o riquíssimo lixo orgânico produzido a partir da merenda escolar é reaproveitado.

O projeto “Oficina da Terra” não somente inclui e permite o desenvolvimento dos alunos de forma cooperativa, mas também promove atitudes que beneficiam o planeta, construindo no espaço escolar um ambiente de respeito e consciência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s