Escola Municipal Pedro Aleixo Projeto “Construindo atitudes de preservação ambiental”

bmir chico 006bmir chico 004A Escola Municipal Pedro Aleixo está localizada no bairro Flávio Marques Lisboa/Barreiro de Cima, na cidade de Belo Horizonte, e pertence à sub-bacia do córrego Bom Sucesso, afluente do ribeirão Arrudas.

A escola se propôs a desenvolver um trabalho que proporcionasse a seus alunos uma reflexão sobre suas atitudes, contribuindo para a formação de indivíduos coerentes e preocupados com a manutenção da vida neste planeta.

Os projetos desenvolvidos na escola têm como objetivo levar os educandos a enxergar o lixo de uma outra maneira. Busca-se mostrar aos alunos que é possível transformar aquilo que é desprezado pela maioria das pessoas em arte e cultura.

Com o apoio dos alunos, foi produzido um aquecedor solar de garrafas PET. O material necessário para isso foi doado pelos próprios alunos e pela comunidade escolar. O projeto foi o principal divulgador das atividades ambientais desenvolvidas na escola. Outra proposta desenvolvida na escola partiu do conhecimento de um aluno que confecciona instrumentos musicais com materiais recicláveis e toca músicas populares, religiosas, marchas e o Hino Nacional. Com isso, foi criada a banda BMIR.

O projeto Aquecedor Solar e a banda BMIR têm extrapolado os limites da escola, permitindo a divulgação de seus trabalhos. A comunidade tem demonstrado interesse em criar seus próprios aquecedores, refletindo o alcance do projeto. Isso nos faz acreditar que os alunos são multiplicadores e possuem uma capacidade inimaginável de propagar a idéia pelas várias residências do bairro, bem como por toda a cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s