Escola Municipal Glória Marques Diniz – Projeto “Água que te quero sempre”

A Escola Municipal Glória Marques Diniz está localizada no bairro Nacional, em Contagem, e pertence à sub-bacia do ribeirão da Onça.

O projeto “Água que te quero sempre” surgiu durante as aulas de ciências a partir de dois questionamentos: o primeiro, se era possível usar a água de forma racional; o segundo, como a água é usada em nossa casa. Buscando conscientizar os alunos e, sobretudo, trazer mudanças de comportamento em relação ao consumo de água, o projeto não ficou apenas em uma discussão teórica, mas avançou para a prática envolvendo também familiares dos alunos.

A proposta era analisar o consumo de água nas casas, desenvolvendo maneiras de reduzir os gastos. Os alunos deveriam observar as contas de água no decorrer do ano e, a partir dela, avaliar se estava ocorrendo diminuição do consumo de água nas casas. Os estudantes buscaram saber a forma como a água era utilizada em casa e elaboraram uma lista de atitudes que deveriam ser mudadas.

A participação das famílias dos alunos foi imprescindível para o sucesso do projeto, uma vez que para alcançar as metas propostas era necessário contar com o apoio de todos. Foi possível constatar o sucesso do projeto a partir da análise das contas de água e da constatação de que houve redução de consumo dos alunos e de seus familiares. Alcançou-se, então, a meta de influenciar positivamente posturas e atitudes, levando as famílias a serem mais conscientes e refletirem sobre o uso da água.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s