Escola Estadual José Pereira Cançado – Projeto “Reutilização do lixo e os gêneros textuais”

A Escola Estadual José Pereira Cançado está localizada no distrito de Roças Novas, em Caeté, e pertence à sub-bacia do Ribeirão Caeté-Sabará.

Na escola, falar sobre meio ambiente é fundamental. O tema passou a fazer parte do cotidiano escolar em 1999, na tentativa de incorporar valores fundamentais aos alunos e despertar uma maior consciência ambiental e preocupação com as gerações futuras. Para isso, era necessária uma melhor compreensão do mundo que rodeia a todos.

Partindo dessas premissas e dos projetos “Revitalização da Biblioteca” e “Semeando o interesse literário na escola”, foram implementados, em 2007, subprojetos como o “Reutilização do lixo e os gêneros textuais”, unindo a importância do uso consciente da biblioteca ao tema transversal “meio ambiente”. Tais projetos tiveram como objetivo diversificar os meios de incentivo à leitura na comunidade escolar. Pretendeu-se alcançar o aluno em toda sua amplitude, como cidadão crítico e consciente de seu poder de disseminar a defesa das causas ambientais.

Considerando-se que o objeto de trabalho da educação ambiental é o ser humano, percebeu-se a necessidade de ir além dos conceitos de reciclar, reduzir e reutilizar o lixo. Era necessário reciclar valores, conceitos e sentimentos de amor e proteção para com o meio ambiente.

“Isso porque o objeto de trabalho da educação ambiental é o ser humano.”

Adaptação de texto fornecido pelo premiado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s