Escola Estadual João Rodrigues da Silva – Projeto “Jovem Ambientalista”

Jovem AmbientalistaJovem ambientalista2A Escola Estadual João Rodrigues da Silva está situada no centro da cidade de Prudente de Moraes e pertence à sub-bacia do rio Jequitibá.

O projeto “Jovem Ambientalista” foi idealizado pelo professor Eduardo Neves, que acredita em uma educação ambiental verdadeiramente transformadora. A proposta relaciona-se a um trabalho que seja realizado de forma permanente e contínua, como realmente a educação ambiental deve ser desenvolvida.

Professores e alunos foram mobilizados, envolvidos, interagindo e construindo o conhecimento na prática, contribuindo de forma significativa no processo de transformação de posturas ambientais e comportamentos éticos. Desenvolve-se, também, o respeito aos limites do planeta, aos direitos dos outros e ao nosso próprio limite.

A participação dos alunos é algo que chama a atenção e é sempre evidenciada por aqueles que participam de uma experiência diferente e notável, digna de todos os méritos. Porém, o mais importante é que os jovens ambientalistas, além de alunos com atitudes ecologicamente corretas, são cidadãos que cobram essas atitudes em casa e junto a seus colegas.

A maior prova do enorme sucesso do projeto “Jovem Ambientalista” é o fato de o mesmo ter se desdobrado em quatorze subprojetos, sendo eles: Agente Mirim da Dengue, Brincando com o lixo: confecção de brinquedos com materiais recicláveis, Qualidade de vida: brincadeiras e valores, Cidade Verde: arborização urbana, Eco Ponto – Papa pilhas, Reciclar é preservar a vida, Horta no sexto, Jornalzinho (João Rodrigues em Ação), Papel reciclado, Sabão Ecológico, Sementes do Futuro, Tatu Bolinha, Trilhas ecológicas, Leitura e cidadania. Cada subprojeto conta com um professor coordenador de sua área especifica, sem deixar de lado a interdisciplinaridade.

Um trabalho que envolva mudanças de atitudes de uma cidade requer um esforço incomum, e é por isso que o projeto “Jovem Ambientalista” se diferencia e se destaca por não fazer da educação ambiental um momento ou um evento, mas sim um processo de construção e reconstrução de mentalidades e atitudes ambientais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s