Comunidade do Núcleo Manuelzão Novo Horizonte – Projeto: Um novo horizonte para o nosso bairro

casa construídamobilizaçãoA comunidade do Núcleo Manuelzão Novo Horizonte se localiza na cidade de Taquaraçu de Minas, no bairro Novo Horizonte, e pertence à sub-bacia do rio Taquaraçu. A partir do projeto “Um novo horizonte para o nosso bairro – água fonte de vida”, a comunidade objetiva resgatar o valor insubstituível da água para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Levando-se em consideração que grande parte das comunidades não tem tido a devida preocupação sobre os impactos que suas ações cotidianas causam aos nossos córregos, nascentes e rios, o projeto do Núcleo Manuelzão Novo Horizonte tem como proposta a sensibilização das comunidades sobre a degradação que a sociedade atual gera no meio ambiente.

Diante desse evidente quadro de degradação, o projeto buscou parcerias, assim como somar esforços de diferentes segmentos para tentar interferir positivamente nessa realidade por meio de ações participativas de diagnósticos socioambientais de três bairros carentes da bacia hidrográfica do rio Taquaraçu. O projeto também contou com uma participação efetiva e valiosa da sociedade civil, que buscou multiplicar as ações empreendidas e as propostas para esse primeiro projeto.

O projeto buscou a melhoria da qualidade de vida para a população a partir da organização de grupos de trabalho, produção de material informativo e discussões com os parceiros sobre os objetivos almejados. Foi realizada uma verdadeira mobilização da comunidade junto aos órgãos públicos para a colocação de água tratada, a doação de um terreno e mobilização dos parceiros para a construção de um centro socioambiental, para a realização de cursos de qualificação profissional e, ainda, para a melhora significativa da auto-estima da comunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s